As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, abrangendo desde as matérias-primas até o produto final, de forma a garantir inocuidade dos alimentos produzidos para o consumo humano.
Para cumprir todos os requisitos de segurança de alimentos é necessário seguir uma serie de regulamentos.
A análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) é um sistema de controle que aborda a segurança do alimento através da análise e controle dos riscos físicos, químicos e biológicos, desde a produção da matéria-prima, suprimento e manuseio até fabricação, distribuição e consumo do produto acabado. Para a implantação deste sistema é necessário aplicar os 12 passos do APPCC estabelecido pelo Codex Alimentarius
Esse curso te auxiliará a compreender como conduzir uma auditoria interna no sistema APPC/HACCP e, assim, contribuir para a melhoria contínua do Sistema.
Os Procedimentos Operacionais Padronizado (POP’s) são um roteiro padronizado para realizar determinada atividade. É muito importante dentro de qualquer processo funcional, cujo objetivo básico é o de garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada. ”
Os POP’s descrevem cada passo sequencial que deverá ser dado pelo operador para garantir o resultado esperado da tarefa e mesmo em turnos diferentes, em dias diferentes, manipuladores diferentes, farão as tarefas/atividades de uma mesma forma, obtendo o mesmo resultado final.
As Boas práticas de Fabricação diz o que deve ser feito e o POP como deve ser feito.
Os Procedimentos padrões de higiene Operaciona são processos descritos, desenvolvidos, implantados e monitorados que visam estabelecer padrões elevados de higiene para um estabelecimento industrial alimentício. O objetivo é evitar a contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto, mantendo assim a sua qualidade e integridade por meio da higiene antes, durante e depois das operações industriais.
Programa de Autocontrole - PAC é o programa desenvolvido, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento, com vistas a segurar a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade de seus produtos, que incluam, mas não se limitem aos programas de pré requisitos, BPF, PPHO e APPCC ou a programas equivalentes reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Cabe as empresas elaborar, implantar, treinar os colaboradores para a correta execução dos PAC’s
ISO22000 é mais uma das normas da família ISO (International Organization for Standardization), porém esta norma tem como foco a aplicação do requisitos do “Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos” onde a organização deve controlar os perigos e os chamados “pontos críticos de controle” com o intuito de evitar qualquer tipo de contaminação do produto e garantir que ele esteja seguro no momento do consumo.
A norma ISO22000 pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, independente do tamanho e da complexidade.
FSSC 22000 é uma norma voltada para certificação em segurança de alimentos. Esta norma foi desenvolvida para os sistemas de gestão de segurança de alimentos para consumo humano e para animais. Além disso, inclui também requisitos para o transporte e armazenamento dos alimentos.
O esquema incorpora padrões existentes, incluindo ISO 22000, PPR”s específicos do setor e HACCP, oferece um programa de certificação completo em um único pacote, tornando-o acessível para organizações de todos os tamanhos.
Ao certifica-se na norma FSSC22000, a empresa atinge reconhecimento pelo compromisso contínuo com a segurança de alimentos, demonstrará sua integridade ao mercado e aumentará a confiança do consumidor em sua marca.
Esse curso te auxiliará a compreender como conduzir uma auditoria interna de um SGSA e, assim, contribuir para a melhoria contínua do Sistema.
Esse curso te auxiliará a compreender como conduzir uma auditoria interna de um SGSA e, assim, contribuir para a melhoria contínua do Sistema.
Food Fraud é o termo coletivo que abrange a substituição intencional, adição, adulteração ou falsificação de alimentos, ingredientes alimentícios, embalagens alimentícias, rotulagem, informações sobre produtos ou declarações falsas/ enganosas feitas sobre um produto, visando ganho econômico e que podem causar impacto à saúde do consumidor”.
Às industrias de alimentos cabe tomar ações com o objetivo de minimizar a vulnerabilidade a fraude alimentar, realizando a implantação do plano de Food Fraude (VACCP), reduzindo as oportunidades para os fraudadores.
Food defense é definido como o processo para garantir a segurança de alimentos, ingredientes alimentares, ou embalagens de todas as formas de ataques maliciosos intencionais, incluindo ataques motivados ideologicamente, levando à contaminação ou a produtos inseguros.
Às industrias de alimentos cabe tomar ações com o objetivo de minimizar as ameaças á defesa dos alimentos, realizando a implantação do plano de Food Defense (TACCP), reduzindo ataques com a intenção de causar danos aos consumidores, ou às empresas.
Os alimentos alérgenos são aqueles com mais chances de causar reações alérgicas em indivíduos de diferentes idades. Essa é uma reação que o corpo tem quando uma pessoa ingere ou entra em contato com determinadas substâncias, podendo ser tóxicas ou não para ela.
Por isso, é de extrema importância dar atenção máxima a todos os pontos críticos envolvidos antes, durante e após o processo de produção de alimentos.
A prevenção e o gerenciamento de alergênicos é importantíssimo na industria de alimentos, visto aos consequenciais para o consumidor alérgico e só funcionarão adequadamente se todos os aspectos forem controlados e totalmente implementados em todas as etapas da cadeia de alimentos.
Esse treinamento apresenta os principais aspectos da Microbiologia dos Alimentos, abordando os principais microrganismos patogênicos, deteriorantes e indicadores presentes nos alimentos industrializados, os fatores que favorecem sua presença e multiplicação e as doenças microbianas de origem alimentar.
Este treinamento visa fornecer informações para a definição e aplicação de metodologia de qualificação de fornecedores em função dos riscos relacionados a gestão da qualidade e segurança de alimentos.
Conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo das etapas da cadeia produtiva, mediante dados e registros de informações;
Ação a ser adotada pela empresa interessada e demais empresas da cadeia produtiva, que visa à imediata e eficiente retirada de lote(s) de produto(s) do mercado de consumo.
Este treinamento tem como objetivo auxiliar na compreensão e desenvolvimento de um Programa de Gerenciamento de Crises e assim garantir que a sua organização responda a situações de emergência de forma eficaz.
Este treinamento visa compreender os principais requisitos legais relacionados ao processo de fabricação de alimentos. Neste treinamento serão abordadas legislações que impactam a segurança dos alimentos e os organismos reguladores do Brasil. Os temas que serão abordados irão percorrer os principais temas como Boas Práticas de Fabricação, plano APPCC, Sistemática de recolhimento.
O termo Kosher ou Kasher, significa “apropriado”, e são os alimentos que obedecem as regras de alimentação que seguem a Torá chamadas de Kashrut.
A Certificação Kosher é obtida após uma avaliação, onde é possível atestar que os produtos fabricados por uma determinada empresa obedecem as normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa. Ele é mundialmente reconhecido e atribuído como sinônimo de controle máximo de qualidade.
O termo Halal no idioma árabe significa permitido, autorizado, lícito, legal, dentro da lei, ou seja, está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica (Shariah) que rege os costumes e à vida diária dos muçulmanos.
A Certificado Halal é um documento fiel de garantia emitido por uma instituição certificadora Halal reconhecida por países islâmicos, para atestar que a empresas, processo e produtos seguem os requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica (Sharia)”
A metodologia 5S é uma técnica japonesa consagrada que tem como objetivo gerar uma alta padronização no trabalho e manter o espaço sempre nos conformes e livre de interferências. Implantar e auditar o 5S significa estar com o ambiente de trabalho pronto para uma organização de alto nível e para seguir o processo de melhoria contínua!
ISO9001 é mais uma das normas da família ISO (International Organization for Standardization), porém esta norma tem como foco a aplicação do requisitos do “Sistema de Gestão da Qualidade".
A norma ISO9001 pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, independente do tamanho e da complexidade.
Esse curso te auxiliará a compreender como conduzir uma auditoria interna de um SGQ e, assim, contribuir para a melhoria contínua do Sistema.
Segundo a Norma ISO 9000, não conformidade é o não atendimento a um requisito. Ess e treinamento te auxiliará a compreender como analisar a causa de uma não confirmidade e, assim, identificar os passos necessários para corrigir a não conformidade identificada, contribuindo assim para a melhoria contínua do sistema.
O mapeamento de processos é uma ferramenta útil para entender como um processo funciona. Processos bem mapeados e executados em conformidade com os requisitos da organização são determinantes para a implementação e manutenção dos sistema de gestão da organização.
Este treinamento visa fornecer informações para a definição e aplicação de metodologia de qualificação de fornecedores em função dos riscos relacionados a gestão da qualidade e segurança de alimentos.